ENTENDA SOBRE O RAPEL NO RIO DE JANEIRO

O QUE É RAPEL?

O RAPEL é uma das técnicas da escalada que, com ao passar dos anos começou a ser praticada como uma atividade de aventura junto com instrutores profissionais de escalada.

A técnica do rapel basicamente consiste em descer rochas, cachoeiras, canyons, etc… por cordas utilizando equipamentos de escalada/rapel, como o freio ATC ou freio 8 com backup de segurança (cordeletes com nó autoblocante) ou freio com trava automática, como o freio GriGri ou freio Stop.

Apesar de ser uma técnica simples, infelizmente é uma das atividades de aventura com o maior índice de acidentes do Brasil, inclusive acidentes fatais. Por este motivo é fundamental ficar atento a:

  • Com quem irá fazer sua aventura
  • Quem são os instrutores (veja currículo, anos de experiência e instrução, etc)
  • Se são instrutores de escalada e não somente rapel
  • Se a empresa ou instrutor realmente segue toda a normal de segurança rigorosamente
  • Se a empresa ou instrutor possui os melhores equipamentos de segurança do mercado
  • Se a empresa ou instrutor renova os equipamentos em tempos certos e o armazena de forma adequada
  • Se os instrutores fazem revisão de todos os procedimentos constantemente e rigorosamente
  • Se ao praticar, os instrutores cuidam do material adequadamente, sem que o coloque em arestas afiadas ou rochas abrasivas sem proteção
  • e diversos outros detalhes importantes voltados para a segurança.

Mais abaixo explicaremos os principais erros e acidente causados por “instrutores” inadequados e despreparados.

O QUE É RAPEL NEGATIVO, RAPEL VERTICAL E RAPEL POSITIVO?

O Rapel Positivo é quando a rocha, cachoeira ou canyon possui uma inclinação positiva, ou seja, o participante desce todo o tempo com o peso do corpo na corda/equipamentos, mas sempre com os pés apoiado na rocha dando total apoio e equilíbrio.

O Rapel Vertical é quando a rocha possui uma inclinação vertical, onde o participante desce o tempo todo com o peso na corda/equipamentos e os pés ficam apoiados levemente na rocha, apenas para dar um equilíbrio básico.

O Rapel Negativo é quando a rocha possui uma inclinação negativa e o participante desce todo tempo com o peso completamente na corda/equipamentos, sem que tenha os pés apoiado. O corpo fica completamente pendurado na corda.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO RAPEL

Os equipamentos para a prática do rapel são os mesmos da escalada, exceto pela corda que neste caso é estática e no caso da escalada é dinâmica.

Obrigatoriamente todo equipamento precisa suportar no mínimo 2200 quilos (22 KN) e ser certificado pelo UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo).

As melhores marcas são importadas da Europa e EUA (Petzl, Black Diamond, Edelweiss, Mammut, Beal e outros) e oferecem equipamentos melhores, com mais tecnologia e mais leves. Isso não quer dizer que as marcas nacionais seja de qualidade ruim ou suporte menos que 2200 quilos. Apenas não possuem tanta tecnologia como os importados. No caso das cordas, as nacionais são bem mais fracas e frágeis que as importadas, principalmente falando de atrito e abrasão.

Veja abaixo uma lista básica de alguns equipamentos:

  • Corda estática e protetores de cordas
  • Fitas e Cordeletes
  • Freios descensores (ATC e freio 8) e Freios de trava automática (GriGri, Stop e outros)
  • Capacetes
  • Mosquetões de roscas e mosquetões de trava automática
  • Cadeirinha de escalada (acolchoada e confortável que são muito melhores que as de rapel feitas apenas de fita)
  • Luva de proteção (não obrigatório)
  • Kit Primeiros Socorros

a) Relembramos que em qualquer atividade ou esporte de aventura é obrigatório ter Instrutores profissionais bem capacitados e preparado para instrução.

b) 98% dos acidentes são causados por falha humana e não por falha dos equipamentos.

ABAIXO SEGUEM APENAS ALGUNS DE NOSSOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

LOCAIS PARA RAPEL NO RIO DE JANEIRO

Existem diversos pontos para Rapel no Rio de Janeiro. A maior parte dos pontos de rapel no Rio de Janeiro são de fácil acesso, já outros um pouco mais complicados e demorados para chegar, mas mesmo assim vale muito a pena este trabalho. 

Abaixo vamos listar alguns dos melhores lugares para fazer rapel no Rio de Janeiro, no qual trabalhamos com passeios e operações levando grupos ou com um atendimento particular e personalizado.

RAPEL NA PEDRA DA TARTARUGA EM BARRA DE GUARATIBA

O Rapel na Pedra da Tartaruga provavelmente é um dos mais clássicos e procurados do Rio de Janeiro. Ele possui ao todo 45 metros de altura e deste, possui um rapel negativo de 30 metros com uma visão privilegiada das Praias Selvagens, principalmente da Praia do Perigoso em Barra de Guaratiba.

RAPEL NA JOATINGA – PRAIA DA JOATINGA – RJ

O Rapel da Joatinga hoje em dia tem sido um dos mais procurados na cidade do Rio de Janeiro. Esse rapel fica bem ao lado da Praia da Joatinga, o que acaba sendo uma combinação perfeita para curtir uma praia após o rapel.

O Rapel da Joatinga é perfeito para quem nunca fez rapel ou apenas adora lindas fotos! Pois o rapel possui apenas 20 metros de altura, é positivo com alguns trechos verticais e propicia fotos maravilhosas com o mar ao fundo, os mirantes e o rapel em si.

RAPEL NO BICO DO PAPAGAIO – FLORESTA DA TIJUCA

O Rapel no Bico do Papagaio se localiza na Floresta da Tijuca. Ele é praticamente todo vertical com um pequeno trecho negativo.
Existem dois pontos de rapel no Bico do Papagaio, o primeiro possui 20 metros e o mais alto possui 30 metros.
Este rapel propicia fotos espetaculares, principalmente quando registradas pela lateral, pois aparece lá em baixo toda a parte de baixo da Floresta da Tijuca, Pico da Tijuca e outros.

RAPEL DA PEDRA DO PONTAL – RECREIO

O Rapel na Pedra do Pontal, assim como o Rapel da Joatinga tem sido muito procurado, principalmente para o público do instagram que adora registrar lindas fotografias.

Este Rapel possui 30 metros e se encontra em uma pequena ilha chamada Pedra do Pontal, no Recreio dos Bandeiras e para acessa-la somente é possível com maré baixa. Este é o único rapel que propicia aquele visual espetacular da extensão de areia dividindo o mar e formando a Praia do Recreio e a Praia da Macumba.

VÉU DE NOIVAS | CACHOEIRA GRANDE | CACHOEIRA SECRETA

Este rapel sem dúvida é o mais alucinante do Rio de Janeiro. O acesso é ruim, pois se encontra na baixada do Rio de Janeiro.
Para acessar é necessário fazer uma trilha de 1 hora e existem vários pontos de rapel que variam de 25 metros, 50 metros, 75 metros ou 110 metros.
Alguns são ao lado da cachoeira e outros são na própria queda d’agua da cachoeira. Também é possível montar tirolesa e outros atividades de aventura.

RAPEL NA GARGANTA DO MORCEGO – BARRA DE GUARATIBA

O rapel na Garganta do Morcego se encontra em Barra de Guaratiba e é um dos pontos de rapel mais legal no Rio de Janeiro, sem contar que é o único que é feito dentro de uma gruta/caverna.

É um rapel vertical que possui 40 metros de altura possibilita fotos incríveis.

RAPEL NO CASTELO DO MORIN – PETRÓPOLIS

O rapel noCastelo do Morin se encontra no bairro Morin, em Petrópolis. A trilha é bem fácil e agradável e dura em torno de 1 hora.

O ponto de rapel no Castelo do Morin é espetacular e da para ver toda a região do Rio de Janeiro e Baia de Guanabara. Este rapel é perfeito para iniciantes, pois ele possui apenas uns 15 metros com um pequeno trecho negativo.

INCLUSO EM NOSSOS PACOTES

  • Instrutores profissionais de escalada / rapel
  • Equipamentos de segurança (completo)
  • Cadeirinhas de escalada (acolchoadas)
  • Capacetes da Petzl e Camp (seguros e bonitos)
  • Mosquetões de Roscas e trava-automáticas
  • Kit básico de resgate em local de difícil acesso
  • Fotos e vídeos de GoPro
  • Edição das fotos
  • Consultoria online (antes do evento)
  • Kit primeiros socorros

Obs: 95% dos nossos equipamentos são de marcas importadas e todo suporta mais de 2200 kg.

SEGURANÇA EM 1º LUGAR

  • Somos uma escola de escalada além de ser uma operadora de Turismo de Aventura
  • Possuímos nossa própria norma de segurança, que é muito mais rigorosa e detalhada
  • Nunca tivemos nenhum tipo de acidente ou incidente
  • Possuímos os melhores instrutores de escalada e rapel do Rio de Janeiro
  • Nossos instrutores possuem mais de 10 anos de experiência
  • Nossos instrutores são treinados para atender com metodologia e excelência
  • Todos nossos equipamentos são homologados pelo UIAA e suportam mais de 2200 kg
  • Nossos equipamentos são armazenado e cuidados adequadamente
  • Trocamos nossos equipamentos bem antes do prazo necessário (por precaução)

COMO RESERVAR SUA AVENTURA

EVENTOS DA PROGRAMAÇÃO

Possuímos uma programação com diversos passeios, trilhas, rapel, escalada, viagens e outros esportes radicais aqui no Rio de Janeiro.

Em nossa programação é possível ver o nosso calendário que já possui diversos eventos com rapel e você pode se aproveitar para se inscrever e aproveitar o evento juntos com outros participantes e aproveitar para fazer novos amigos.

GUIAMENTO PARTICULAR

Mesmo que não tenha em nossa programação o rapel que tenha interesse, podemos atende-lo sem problemas!
Basta nos mandar uma mensagem informando qual o roteiro, data e número de pessoas.
Se tiver outras pessoas interessadas no mesmo roteiro e data, podemos juntar outras pessoas e todos terem um desconto ainda maior.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Devido a todos utilizarem o WhatsApp diariamente e pensando na praticidade e agilidade do atendimento, concentramos todo o nosso atendimento pelo WhatsApp.

Para nos chamar por lá, basta clicar no botão abaixo: