Garganta do Ceu
(Picos dos 4 – Pedra da Gávea)
A Garganta do Ceu é um mirante incrível que se encontra no Pico dos 4 – Pedra da Gávea. Esta montanha maravilhosa fica no Rio de Janeiro e pertence a Floresta da Tijuca.
É possível ir até a Garganta do Ceu sem precisar de equipamentos de segurança, como seria se fosse para o cume da Pedra da Gávea. É uma caminhada pesa de aproximadamente 2 horas e toda na sombra, o que ajuda bastante neste calor do Rio de Janeiro.
Nesta página você saberá tudo sobre este mirante espetacular que é a Garganta do Ceu – Pico dos.
A entrada da trilha da Garganta do Ceu é a mesma da Trilha da Pedra da Gavea (que passa pela carrasqueira), mas se divide logo no início. Se encontra entre o bairro da Barrinha e São Conrado. Um bom ponto de referência para se encontrarem antes é o Bar do Oswaldo.
Garganta do Céu – Pico dos 4 – Pedra da Gávea
Quem somos:
Pico dos 4 – Pedra da Gávea
(Floresta da Tijuca – Rio de Janeiro)
Diferença entre Pico dos 4 e Pedra da Gávea
O Pico dos 4 e a Pedra da Gávea são montanhas diferentes, embora sejam coladas uma na outra. Mas, muitas pessoas erradamente acham que tudo é a Pedra da Gávea.
É possível passar de uma montanha para outra facilmente utilizando o caminho chamado de “via P 4”. Este caminho tem ficado muito famoso por conta do mirante Garganta do Ceu, que por sinal é sensacional.
A Pedra da Gávea mesmo é a clássica montanha “quadrada” vista da Zona Sul ou da Zona Oeste. Seu acesso é pela Carrasqueira, que é o caminho tradicional e que também tem um altíssimo índice de acidentes.
O Pico dos 4 na verdade é a montanha colada da Gávea. Seu acesso é pela Barrinha, cruzando o riacho logo no início da trilha. Tanto a Pedra da Gávea como o Pico dos 4 pertencem ao Parque Nacional da Tijuca, também conhecido como Floresta da Tijuca.
Dizem que o Pico dos 4 ganhou esse nome devido as pessoas caminharem “de 4” em alguns trechos. Como a montanha é íngreme em algumas partes é necessário o uso das mãos em raízes, bico de pedras, etc.
O Pico dos 4 comparado com a Pedra da Gávea é uma montanha mais íngreme, mas menos trabalhosa, principalmente para quem vai apenas até a Garganta do Ceu.
Para facilitar a compreensão, colocamos uma montagem ao lado com dois círculos. O círculo de verde é a Pedra da Gávea e o círculo vermelho é o Pico dos 4.
Pico dos 4 e Pedra da Gávea – RJ
GARGANTA DO CÉU – PICO DOS 4
(Floresta da Tijuca – Rio de Janeiro)
Trilha da Garganta do Ceu – RJ
A trilha da Garganta do Ceu fica no Pico dos 4. Ela é toda na sombra, o que facilita fazer a trilha em qualquer horário do dia, inclusive as 13:00 horas.
Para chegar até a Garganta do Céu não é necessário nenhum tipo de equipamento de segurança. Mas é importante tem um bom preparo físico e muita atenção, pois a caminhada dura em média 2 horas e passa ao lado de alguns precipícios.
Até agora estamos falando apenas do acesso e nível de dificuldade, mas sobre a orientação (saber o caminho) é outra história. Esta trilha não é marcada como a tradicional trilha da Pedra da Gávea, o que aumenta o índice de pessoas perdidas.
Como não é uma trilha muito frequentada em comparação a Pedra da Gávea, é comum não encontrar outras pessoas ou grupos (dependendo do dia e horário). Então é aconselhável sempre ter uma pessoa que conheça muito bem a trilha ou contratar um guia profissional.
Contratar um guia profissional tem muitas vantagens, seguem algumas delas:
- O guia conhece perfeitamente o caminho;
- Ele caminha na frente vendo e protegendo o grupo dos riscos (como galhos na altura dos olhos, animais peçonhentos, etc);
- Ele conhece e indica os melhores ângulos para bater foto;
- Ele conhece e leva o grupo para outros mirantes além da Garganta do Céu;
- Ele está preparado para resolver problemas como torção, fraturas, cortes, mordidas de cobra ou aranha, etc.
- Quando o guia é bom, mantém todo o clima agradável, contando piadas e mantendo todo o passeio ótimo.
Garganta do Ceu – Pico dos 4 – RJ
Cadeirinha da Gavea
(Cume da Pedra da Gavea)
Cadeirinha da Gavea – RJ
Existem duas cadeirinhas para tirar fotos nesta parte do cume. Uma é mais a direita de frente para a estrada do Joá e a outra mais para a esquerda, de frente para o Morro Dois Irmãos e Zona Sul.
Ambos os lugares deve-se ter total respeito e cuidado para não gerar acidentes. Quem estiver com medo, melhor não se arriscar, porque qualquer desequilíbrio pode ser fatal!
As fotos com o celular ou câmera deitada (paisagem) é a melhor opção para aparecer mais um pouco de tudo. Claro, que o enquadramento de quem está fotografando é muito importante também.
As fotos em posição de retrato, com o celular ou câmera em pé é bom para as postagens no Instagram. Fazer stories por exemplo. Por falar nisso, você já está nos seguindo no Instagram?? Então segue aí @KmonAdventure para receber altas dicas da Pedra da Gavea e diversos outros lugares do Rio.
Cadeirinha – Mesa da Pedra da Gávea – RJ
Paredão da Pedra da Gávea
(Cume da Pedra da Gavea)
Paredao da Gavea – RJ
Ainda no Cume da Pedra da Gávea, existe um lugar conhecido como Paredão. Este local se encontra mais a esquerda, de frente para a Pedra Bonita. A pessoa precisa virar para a Pedra Bonita e quem for fotografar precisa ficar a esquerda. Este ângulo é bom para pegar a parede embaixo até o mar e a modelo pessoa em cima.
Mais uma vez, ambos devem ter cuidado, tanto a pessoa sendo fotografada como também a pessoa que está fotografando. Ambos estarão próximos do precipício e devem ter 100% de cuidado para não gerar acidentes.
Neste ângulo super vale a pena bater as fotos tanto em retrato (celular em pé) como em paisagem (celular deitado). São duas fotos com estilos bem diferentes e ao mesmo tempo sensacionais!
Paredão – Mesa da Pedra da Gávea – RJ
Pedra do Raio – Gavea
(Cume da Pedra da Gavea)
Pedra do Raio – Gavea
A Pedra do Raio é uma pedra que se rachou a muitos anos atrás e formou um ângulo como se fosse uma Bigorna, parecida com a Pedra do Telégrafo. A diferença é que esta pedra está a 8 metros do chão e não como o Telégrafo que está a 1 metro.
Dizem que a muitos anos atrás caiu um raio nessa pedra e a partiu em duas, formando uma ótima opção para tirar fotos.
Algumas pessoas se penduram como se fosse baixo. Graças a essas “gracinhas” já houveram diversas quedas com acidentes sérios. Em alguns casos o Helicóptero dos bombeiros consegue resgatar, mas nem sempre é possível ou há tempo suficiente. Então, de forma bem clara dizemos: não faça merda!
Fotografar é legal, mas pôr sua vida em risco e ainda dar trabalho para outras pessoas muito ocupadas é total falta de bom senso!
Umas fotos sentadinho na Pedra do Raio já será sensacional! Não precisa de “gracinhas” para ganhar curtidas e visualizações.
A Pedra do Raio sem dúvida é uma ótima opção para fotos e também para se contemplar a paisagem.
Pedra do Raio – Cabeça do Imperador – Gavea
Cadeirinha da Gavea
(Cabeça do Imperador – Gavea)
Cadeirinha da Gavea – RJ
A Cadeirinha da Pedra da Gavea se encontra no cume da Cabeça do Imperador. Algumas pessoas apenas chamam este local de cadeirinha, porquê foi a primeira a ser apelidada com este nome.
Para se chegar até ela é necessário descer um lance de 5 metros segurando uma corrente. Depois é preciso escalar outro lance de 5 metros que está quase sempre molhado. Não tem como montar segurança, pois não há grampos ou árvores para prender a corda.
Depois de passar por esses dois lances, deve seguir lá para o final da pedra, que é onde se encontra esta cadeirinha.
Muito importante, esta cadeirinha não é como as outras, pois é muito mais exposta, perigosa e pequena, com uma parede vertical de mais de 200 metros. É um lugar que não é para qualquer pessoa. Aconselhamos a pessoa estar presa na corda para depois se sentar no mirante Cadeirinha da Gavea. Caso contrário qualquer erro será trágico com uma queda livre de pelo menos 200 metros.
Nós da Kmon Adventure não levamos ninguém neste local. Achamos desnecessário correr este risco, pois um pouco antes é mais seguro e dará uma foto igual.
Quem for se aventurar, muito cuidado e atenção. É comum ainda ter rajadas de vento neste local, o que torna mais perigoso.
Carrasqueira da Pedra da Gávea
(Pedra da Gavea – Rio de Janeiro)
Carrasqueira – Pedra da Gávea
A Pedra da Gavea é a montanha com o maior índice de acidente do Brasil, inclusive levando a morte.
Boa parte desses acidentes acontecem por causa de um trecho chamado Carrasqueira.
A Carrasqueira é um trecho de 35 metros ao todo com duas passadas mais delicadas e difíceis. O Primeiro é bem no início e o segundo fica no final, que é o mais perigoso.
Vendo outras pessoas experientes passarem, parece ser fácil, mas não se iluda. É muito comum ter pessoas no meio do lance sem saber o que fazer e sem conseguir se mexer.
Algumas pessoas ficam na base esperando alguém passar para ajudar a subir e assim o fazem. Depois o “ajudante” vai embora e a pessoa fica sozinha na montanha sem conseguir descer, sobrando para os bombeiros, que deixam de resgatar em acidentes sérios para atender “marmanjos” que subiu e não conseguu descer da Gavea.
Para quem não sabe, a técnica de descer desescalando é muito mais difícil que subir escalando. Isso acontece porque ao subir se vê todos os pontos de apoio, já descendo não.
Também é comum ver uma pessoa caindo e derrubando outras abaixo, fazendo o “efeito boliche”. Tudo isso parece exagero, mas nós que estamos todos os finais de semana passando por lá, assistimos e tivemos que resgatar diversas pessoas de outros grupos ou sozinho.
Deixe seu comentário para nós